28.3.11

Estilo Camp

Já ouviu falar no estilo camp?

Vi sobre o assunto pela primeira vez na revista Vogue do mês de fevereiro e caiu a ficha. Este novo estilo de algumas celebridades tem um nome: CAMP.

O estilo é a própria Anna Dello Russo (editora da Vogue Japão) em pessoa tem a extravagancia como religião.


 O Camp é a estética que cultua o exagero.
Dá até pra confundir com o Kitsch
Mas o Kitsch é a cópia barata de um estilo.

Na Prada o estilo se expressou por cores fortissimas, maxilistras, macacos barrocos e bananas. 

Pense ULTRA. Pense em estampas tropicais, hypercolors, brilho, no filme King Kong, na moda dos anos 20. Estranho? Exagerado? É esta a ideia.


Constanza diz “É um depoimento de ironia, de quem não quer entrar na regra. A vantagem é ser bem humorado” e completa “Se você nao entender o que está usando vai ficar brega”.
 


Mas acontece que o tema não é uma novidade. Quando pensamos em exageros, temos na história ótimos exemplos. O que dizer de Carmem Miranda, a nossa Elke Maravilha e mais recentemente de Lady Gaga? Elas também beberam dessa fonte. Mas o contexto do camp quem deu em palavras foi a crítica norte-americana Susan Sontag (1933-2004), ainda no de 1964: É bom porque é horrível: o statement definitivo do camp”.
 http://www.eitapiula.net/wp-content/uploads/2009/09/Carmen-Miranda--C10038611.jpg
Mas brincar com toda essa extravagância, vamos reconhecer, é uma ousadia e tanto, por isso mesmo um perigo fora das passarelas. É preciso muita atitude para adotar o estilo por aí. Mais que isso, é fundamental saber porque usá-lo, pois o suporte do estilo não é apenas o corpo, mas a postura, o humor e o sentido de colocá-lo na rua. 
Que é divertido é, mas é cuidar pro camp não beirar o brega 
ou ficar com cara de mendiga.





Mais fotos da musa do Camp, Anna Dello Russo pra se inspirar:



 

 
 
 
 
 
Veja também aqui, uns sapatos estilo camp.

2 comentários:

Rod.C disse...

ADORO TUDO QUE É CAMPY!!!! que bom que tu resolveu falar sobre isso heheheh
bjso

gabriel henrique disse...

OMG.

Eu vi uma reportagem no It MTv, sobre esse estilo e tipo, adorei.
Mesmo achando um tanto brega, eu acho super legal o fato de usar um "arquinho" com uma melancia na cabeça, um vestido até o pé que imita penas de aves, acho um maximo.

Acho que o estilo deveria chamar LadyGaga, pq NAÕ PODE ter medo de ousar, O estilo foi praticamente criado pra chamar atenção!
Amei, e com certeza seguiria esse style