24.2.11

Ronaldo Fraga 2011



Athos Bulcão, o artista que com suas pinturas transformou Brasília numa galeria a céu aberto, foi o tema do desfile de Ronaldo Fraga, que aconteceu dia 31 de janeiro no São Paulo Fashion Week.


 Na coleção "Athos do início ao fim" estão o laranja, que o estilista chama de tangerina, o azul, o concreto, o preto e, principalmente, o “olhar de criança que Athos imprime no concreto modernista”. 

Uma das atrações do desfile foi o jacquard reproduzido a partir de uma foto de 1918 do carnaval carioca, que representa as “lembranças de infância de Athos Bulcão”, segundo Fraga. Abaixo:

 

Os recortes e os desenhos traduziram todo o modernismo do traço do artista. Com a silhueta alongada e fluida, volumes e modelagens que de longe pareciam simples, Ronaldo Fraga apresentou vestidos, túnicas e calças feitas e seda, linho, jacquard de algodão, tafetá, tule e algodão resinado, com um perfume Art Deco, dos anos 20.

Ronaldo Fraga spfw inv 2011 1215a 298x450 Ronaldo Fraga mergulha no universo de Athos Bulcão – SPFW Inverno 2011 fotos 

Destaque para as peças feitas em placas de metal remetendo aos azulejos do trabalho de Bulcão. 
O que pareciam estampas (impressão em tecido) eram, na verdade, jacquards – tecido padronizado produzido em teares que trabalham o fio individualmente, possibilitando criar qualquer tipo de desenho – fornecidos pela tecelagem catarinense RenauxView, com quem o estilista já mantém uma parceria de 10 anos.



 
Pra mim, tudo isso foi muito inspirador, pois reuniu muitas coisas que eu gosto: moda, estampas, criação, Ronaldo Fraga e Athos Bulcão.




Um comentário:

Monique Arabites disse...

Lindo lindo lindo Carla! Emocionante! Está como post do meu blo tb. Obrigada por esse presente!