18.9.10

Processo para criação de Estampas

PROCESSOS DE CRIAÇÃO PARA ESTAMPAS

by Blog http://padronagens.wordpress.com/
de Wagner Campelo

Neste projeto, Wagner Campelo escolheu uma espécie vegetal para ser representada de 3 formas diferentes — uma das quais deveria ser adotada na criação de um lenço feminino.

FONTE DE INSPIRAÇÃO | Flores da Clusia lanceolata, arvoreta nativa do Brasil fotografada no Jardim Botânico do Rio. As fotos da Clusia foram o ponto de partida para desdobrá-la nas três representações dos seguintes tópicos: ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA, GESTUAL e SÍNTESE.

ILUSTRAÇÃO BOTÂNICA | Desenho feito a partir de observação procurando preservar as características originais da espécie, podendo dissecar elementos ou mostrar fases de seu desenvolvimento.
Para representar a Clusia, Wagner utilizou lápis de cor, pois acreditou que através desta técnica conseguiria reproduzir com mais fidelidade cores, formas, texturas e definições de claro-escuro. Desenhou uma flor vista de frente, um detalhe do botão floral e do fruto ainda verde, e também uma folha adulta.

GESTUAL | Desenho feito a partir de movimentos rápidos e fugidios tentando captar as formas através de linhas. Trabalhar com a gradação de 3 cores no máximo.
Para representar as flores e folhas da Clusia , Wagner desenhou com caneta hidrocor de ponta média. Depois vetorizou o traço tentando preservar ao máximo suas características originais (linhas e formas irregulares). No Corel Draw pintou os elementos com 3 cores (verde, mostarda e rosa) e usou algumas tonalidades para enriquecer a representação.

SÍNTESE | Ilustração feita de modo resumido, tirando partido de formas e linhas de caráter preciso, gráfico e econômico. Trabalhar em preto e branco.
Nesta representação procurou estilizar a forma das flores, folhas e botões florais da Clusia por meio de linhas e áreas de cor chapada. Os desenhos foram feitos diretamente no Corel Draw levando em conta as representações anteriores.

DESDOBRAMENTO | Adaptação de uma das representações da proposta acima atribuindo a ela traços culturais de uma etnia.

CLUSIA + MARACATU | Estruturação e adaptação.
Observando os esquemas cromáticos, a distribuição, dimensões e ritmo dos elementos bordados nos mantos típicos do Maracatu, procurei traduzi-los na linguagem gráfica da representação SÍNTESE.

LENÇO | Estudo colorido para um lenço levando em conta o tema étnico-cultural MARACATU. Considerar bordas e entremeios como acabamento para a peça.
Corel Draw - cada elemento da composição — flores, folhas e botões florais — com as formas geométricas que simbolizavam miçangas, canutilhos e paetês.

Como entremeio, destaquei o miolo da flor: estes elementos pintados em cores quentes foram centralizados ao longo da faixa em zig-zag.

LENÇO | Detalhe de um dos cantos.

3 comentários:

MeninaBr disse...

achei lindo essas estampas!

Rod.C disse...

que tal mulher, igual as que a gente faz

MeninaBr disse...

lindissimas!!!